
Caso de Sucesso: CFTV Híbrido
Um sistema de CFTV caracteriza-se pela captura e gravação de imagens das áreas da edificação a serem vigiadas, ele é composto por câmeras de gravação, equipamentos de gravação de imagens, conectores, cablagem e eventualmente conversores de sinal entre outros.
As câmeras são os elementos de captura da imagem e podem ter qualidades diversas como zoom e mobilidade em um ou mais eixos. Os equipamentos de gravação podem ter diferentes requisitos de capacidade de armazenamento ou de comunicação com centrais de monitoramento.
O projeto desenvolvido na UFSC para o bloco do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas destaca-se por ter em conjunto algumas características consideradas diferenciais:
- Uma câmera de alta resolução, móvel em dois eixos e zoom de 37x que possibilita o monitoramento de uma grande área a partir do ponto de instalação na entrada principal;
- Integração com a equipe de segurança do campus - Através da rede interna UFSC os sinais de vídeo são monitorados em tempo real pela segurança do campus.
- Sistema Híbrido de cablagem UTP-Coaxial.
Esta solução de cablagem destaca-se por dois motivos. Primeiro, rede convergente. Toda a infra-estrutura dos sistemas de comunicação do prédio usam cabos UTP.
Um segundo ponto que se destaca nesta solução é o custo. Os sistemas de gravação e câmeras com conectores UTP tinham, no momento do projeto, preços impeditivos em relação aos elementos com conectores coaxiais. Através de elementos conversores foi possível ao mesmo manter a rede convergente em cabos UTP e utilizar elementos de mercado com preço mais acessível.
Para saber mais sobre esta e outras soluções, contate-nos.

